Centenas de pessoas foram as ruas de Rurópolis na tarde desta segunda-feira (10/04), em ato convocado por entidades de classes em ação denominada " ATO PELA CIDADANIA E SEGURANÇA DE RURÓPOLIS".
A Ação Organizada Pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rurópolis - STTR, Associação Comercial e Empresarial do Município de Rurópolis, SINTRAAF, SIMPRUR, Comissão Pastoral da Terra-CPT, COOPETRA, SINTEPP, Paróquia Santíssima Trindade e Movimento de
Mulheres.
Mulheres.
Família e amigos de Leila Cleopatra, pedem justiça. |
Familiares e amigos da Sindicalista Leila Cleópatra Ximendes de Sousa, que foi covardemente assassinada no dia 01.10.16, vestiram camisetas com a foto da mesma e foram as ruas para cobrar agilidade na apuração do fato, pois já passou seis meses da sua morte e até hoje não se tem uma resposta. O Deputado estadual Airton Faleiro (PT), que esteve em Rurópolis acompanhando o ato de cidadania contra a violência, disse em seu pronunciamento que foi informado por representantes da Secretaria Estadual de Segurança que o caso de Leila, corre em segredo de Justiça. Mas o parlamentar elogiou o ato e disse que a luta não pode parar, Ele se colocou a disposição para assessorar e acompanhar a comissão de Rurópolis na capital do estado para cobrar do Governo e seus órgãos de segurança a pauta de reivindicação levantada pelas entidades.
Lideranças de Rurópolis e região |
A caminhada mobilizou a sociedade ruropolense que passa uma onda de muita violência nos últimos meses, cansados de esperar sem que nenhuma atitude seja tomada para coibir o grande numero homicídios, assaltos, roubos, arrombamentos, até cárcere privado, caso de empresários e suas famílias que ficaram horas sob a mira de armas de bandidos, resolveram ir as ruas para chamar a atenção das autoridades do Município e do Estado para momento critico que todos vivem.
Lideranças politicas de categorias e movimentos sociais da região estiveram presentes, dando apoio a grande manifestação do povo de Rurópolis. João de Jesus Presidente da FETAGRI no estado do pará, deputado estadual Airton Faleiro, Maria Rosa representante dos Trabalhadores no Baixo amazonas, Ivaldo Almada e dona Madalena STTR de Itaituba.
Lideranças politicas de categorias e movimentos sociais da região estiveram presentes, dando apoio a grande manifestação do povo de Rurópolis. João de Jesus Presidente da FETAGRI no estado do pará, deputado estadual Airton Faleiro, Maria Rosa representante dos Trabalhadores no Baixo amazonas, Ivaldo Almada e dona Madalena STTR de Itaituba.
Senhoras também participaram do ato por segurança |
Juventude em apoio ao movimeto |
As entidades que organizaram o ato pela cidadania e segurança de Rurópolis, elaboraram um documentos com uma pauta de reivindicações urgentes para tentar dar um basta na atual situação, nela os principais pontos são: Maior apoio para as policias Civil e Militar, Criação de um Conselho Municipal de Segurança, Atividades educacionais de combate as drogas, voltada para jovens e adolescentes, Intensificar as Rondas noturnas com abordagem de pessoas que circulam a noite, Resposta ao caso Leila Cleópatra, que foi morta a mais de (6) seis meses.
Mulheres unidas contra a violência |
Esse documento que foi lido no encerramento do ato, será
Manifestantes contra a reforma da Previdência Social |
Teve também manifestação contra a reforma da previdência, que da forma que está proposta eleva a idade minima para as pessoas se aposentarem, mexe com as aposentadorias especiais, como é o caso dos trabalhadores rurais, que terá que contribuir com a previdência, caso o projeto de Michel Temer seja aprovado.
Manifestação encerrou em frente a câmara de vereadores. |
Em seu pronunciamento o Vice presidente da Câmara de vereadores Jonas Lourenço, disse que os vereadores tem já tem acertado uma Audiência Pública com os órgãos responsáveis pela segurança pública do município para o dia 18/04, próxima terça-feira.
Manifestação em frente a delegacia de policia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário