Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

RURÓPOLIS: SECRETARIA DE AGRICULTURA, CEPLAC, EMATER E PARCEIROS, REALIZAM O Iº SEMINÁRIO SOBRE URUCUM.


LIDERANÇAS QUE PARTICIPARAM DO 1º SEMINÁRIO SOBRE O URUCUM EM RURÓPOLIS
Foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), na câmara municipal de vereadores de Rurópolis, o 1º SEMINARIO SOBRE O PLANTIO E PREDUÇÃO DO URUCUM NO MUNCICÍPIO DE RURÓPOLIS.
NO HOTEL PTE. MÉDICE FOI FEITO O PLANEJAMENTO E 
ENCAMINHAMENTO DAS PRÓXIMAS ATIVIDADES


Seminário promovido pela Secretaria de Agricultura de Rurópolis em Parceria com a  CEPLAC de Rurópolis, Placas e Uruará, EMATER, ADEPARÁ e COOMAVUR – Cooperativa  Mista do Vale de Uruará-Pa.

O Seminário teve como principal objetivo difundir a cultivo do urucum no município de Rurópolis e diversificar a agricultura na região que tem a criação de gado e o cacau como   principais produtos, Mostrar a importância de se ter outras fontes de produção e a facilidade de manejo do o urucum que se adapta bem em
qualquer tipo de solo, e tem como aliado o clima quente e úmido da região.

SR. CIRILO ENSINA COMO PLANTAR A SEMENTE DO 
URUCUM, USANDO A CABAÇA DO CACAL. 
O Seminário teve inicio as 09:00h da manhã e contou com a presença de representantes de órgãos do Governo Federal (CEPLAC), Estadual (EMATER), e Municipal (Secretária de Agricultura), além de  representantes do Banco da Amazônia, Sicredi e agricultores, representantes de associações de trabalhadores rurais.

O senhor Cirilo Nicolode,  pioneiro na transamazônica e no manejo do Urucum, presidente da COOMAVUR, fez uma palestra falando de suas experiências e mostrando na prática os avanços no plantio e produção do Urucum.
JEAN SANCHES, MANOEL VIEIRA E SR. LUIZ 
MEDEIROS RECEBEM PROJETO PARA IND. DO URUCUM.

Outro palestrante foi o engenheiro agrônomo Jailson Carvalho da Secretaria de Agricultura de Uruará, Ele mostrou as técnicas no plantio, combate as pragas, bem como a importância do urucum que hoje e usado para diversas atividades, inclusive para o mercado de cosméticos que movimenta milhões e é exportado no para o mundo todo.

 Após as palestras foi aberto um debate com a participação dos  produtores onde as maiores preocupações foi a garantia para a produção e  o financiamento dos bancos.

NA CÂMARA O DEBATE SOBRE A
VIABILIDADE DO URUCUM.
Segundo o chefe da CEPLAC de Rurópolis, o Seminário foi Bastante proveitosa e alcançou seu objetivo que foi, o despertar dos produtores de Rurópolis para essa importante fonte de produção e renda que já existe mas ainda em  pequena escala, com  aproximadamente  5 mil quilos por ano, a meta com o seminário é triplicar a produção.

Informou também que o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, contempla qualquer cultura,   desde de que  a mesma apresente viabilidade econômica, o que é o caso do Urucum que se paga de forma bem antecipada por ser uma cultura que produz muito rápido.
SR. GERALDO (agricultor de Rurópolis), FALA SOBRE SUA
EXPERIENCIA POSITIVA COM O URUCUM.


Outro debate que ficou encaminhado foi à criação de uma fábrica de beneficiamento da produção de todo o Urucum na região dos três municípios; Rurópolis, Placas e Uruará, visando valorizar a produção através de negociações diretas com os grandes compradores.

Outros encontros devem acontecer nos próximos meses para que o debate sobre a criação da indústria e a troca de experiência tanto na questão do Urucum como de outras culturas continuem.

Por: Paulino Magno. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário