Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

TEMPORAL COM GRANIZO DESTRÓI CASAS, CAUSA PÂNICO E DEIXA PREJUÍZOS Á MORADORES DE VILA SÃO JOSÉ.

Casa ainda em construção, não resistiu 
Os moradores da comunidade São José km-75,  município de Rurópolis, trecho Itaituba, foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira 30/08/17,  a partir das  15:00hs, com um temporal  que caiu sobre a vila de aproximadamente mil e quinhentos habitantes, informações dos moradores dão conta que a chuva chegou acompanhada de muitas pedras de gelo, milhares delas maiores que bolas de gude e ventos muito forte que deixou muitas casas com os telhados totalmente destruídos.


A tempestade  causou pânico nos moradores e derrubou muitas árvores centenárias, fatos que causaram a falta de energia elétrica que só foi restabelecida no começo da noite.
Árvores que caíram com o temporal
Antigos moradores da vila, informaram a nossa reportagem que fenômeno dessa natureza só foi registrado uma vez por volta do inicio dos anos de 1980; Esse é um fenômeno muito raro na região que passa por um período de muita seca e calor, o temporal  pegou á todos de surpresa e causou bastante prejuízos materiais, felizmente sem vitimas. 
as fotos e informações foram fornecidas por: Luciana Curcino, moradora da comunidade São José km75.  
Pedras de gelo velado pelo temporal
 
"O granizo forma-se a partir de uma nuvem muito específica que recebe o nome de cumulonimbus, que costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes. Essa nuvem tem como característica o fato de ela ser muito “esticada” no sentido horizontal, com uma altura que possui, aproximadamente, 1600 metros da sua base até o seu ponto mais alto."   
Por: Paulino Magno.

Pedra de gelo mostrada por morador da vila

Telhado da casa que não resistiu a chuva e vento

Árvores retorcidas com a força do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário